terça-feira, 12 de novembro de 2013
Gente meu pai me comentou isso hà que tinha dicas de tirar mancha e olhem só elas :


CUBAS, PIAS DE PORCELANA E BANHEIRAS ANTIGAS

Para clarear cubas ou banheiras, encha o recipiente com água morna, adicione água sanitária e deixe agir por 30 minutos. Depois enxague bem.
Para as manchas profundas, experimente água oxigenada 20 volumes e com uma escovinha resistente esfregue o local atingido.
As manchas resistentes de pias, podem ser removidas com a aplicação da pasta de bórax, suco de limão e água sanitária. Deixe agir por 02 horas e depois enxague. Bórax é encontrado nas farmácias.

 

ARMÁRIOS COM MOFO E MANCHAS

Evite o mofo com pedaços de giz colocados dentro de saquinhos de pano e distribuídos dentro do móvel.
Para retirar o cheiro e manchas, ferver um litro de vinagre e despejar em uma vasilha sem tampa, colocando-a dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até 3 horas. Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem.
Para as manhas, lave-as com uma solução de água e água sanitária, na proporção 1:1. Depois retire a solução com água limpa e deixe secar.

 

MOBILIÁRIO

CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO

Em móvel escuro use óleo de peroba, que hidratará a madeira, deixando-a brilhosa com uma película protetora.
Não use óleo de peroba em madeira clara e porosa, com a absorção poderá tingir e manchar.
Móvel para áreas úmidas, como cozinha e banheiro, é aconselhável que tenham acabamento brilhoso, para facilitar a limpeza e não absorver a água.
Móvel exposto ao sol, use cera para carro com filtro solar.
Para conservar a madeira, passe cera incolor pastosa com silicone, a cada 15 dias. Deste modo, a cera formará uma película protetora.
Móvel com laminado lascado, o aconselhável é substituir a parte danificada ou aplicar uma mistura de cola branca e serragem de madeira da cor do móvel.
Se a tonalidade do móvel é intermediária entre o claro e escuro, use cera de abelha para tapar o furo.
Fonte: Mônica Heydrich – Zero Hora

MOBILIÁRIO: ANTES DE COMPRAR ...

Ao comprar um móvel antigo ou antiguidade examine se está sem cupins. Para Ter certeza da inexistência dos mesmos faça o seguinte teste:
Bata com um objeto (caneta, chave de fenda) cuidadosamente para não marcar o móvel, em toda a superfície. Se o som for diferente em alguma parte, repita a operação das batidas. Neste local podem existir ninhos de cupins, parte interna oca da madeira. Se houver interesse na peça solicite a eliminação dos cupins.

TINGIMENTO

Cuidado com as cores do mobiliário. Graxa de sapato, anilina, betume, parafina e palha de aço são métodos utilizados por maus profissionais, para transformar pinho em mogno ou imbuia, ou para envelhecer artificialmente uma peça.

MADEIRAS

NORMALMENTE UTILIZADAS EM MOBILIÁRIO ANTIGO

A espécie das madeiras são um indicativo primário para se aceitar como data de determinada peça. As árvores são regionais. E algumas espécies crescem somente em determinadas regiões. Muitas madeiras são embarcadas e beneficiadas em outros países.
As madeiras mais utilizadas no mobiliário antigo foram:

·         Madeiras escuras

Carvalho, Jacarandá, Mogno, Nogueira, Pau-rosa e Teixo.

·         Madeiras claras

Faia, Macieira, Olmo, Pinheiro, Sucupira e Vidoeiro.

NÃO ARREMATE SEM ANTES ...

·         Ir às exposições que antecedem o leilão de arte.
·         Escolher, na visita, a peça que vai arrematar, pois no leilão os lances são rápidos, e você pode comprar algo por impulso.
·         Tirar, ainda na exposição, todas as dúvidas sobre a procedência e o valor dos lotes com o leiloeiro.
·         Se possível, fazer a visita acompanhado de alguém que entenda de arte e antiguidades e que diga quais as melhores peças.
·         Ponderar que comprar poucas peças, mas boas, é melhor que muitas e baratas.
·         Avaliar as peças pelo seu valor artístico.
·         Saber que quem arrematou o produto deve preencher um cheque-caução, que pode ser descontado em 24 horas pelo leiloeiro, se o pagamento não for efetuado.
·         Calcular a comissão do leiloeiro que é de 5% a 10% sobre o valor da venda.

BONECAS ANTIGAS

MARCAS

As marcas podem ser encontradas em algumas peças, debaixo do cabelo, na nuca e na parte detrás do ombro. Algumas bonecas podem ainda ter selos ou etiquetas prendidas ao corpo. Assim pode-se identificar o fabricante, origem, número do modelo e tamanho.

ANTES DE COMPRAR ...

Analise as partes individualmente da peça e verifique as condições e se são originais. Principalmente se a cabeça e o corpo pertencem a mesma peça. Pode ocorrer a substituição do corpo devido a danificações ocorridas.

ALABASTRO

Os objetos de alabastro amarelados pelo pó ou pelo fumo, ficarão limpos se forem lavados com água e sabão e depois enxaguados com água pura. Em seguida esfregue-os com um pedaço de camurça. Se as peças estiverem manchadas de gordura, limpe-as com talco ou essência de terebintina.

ESTANHO

Para a limpeza e conservação das peças de estanho você deve usar apenas sabão de côco e água morna. Para dar brilho passe um pano embebido em querosene, e depois lustre com flanela seca.

PRATA

1) Os talheres de prata depois de lavados e limpos com produto especial para prata e enxugados, se forem envolvidos em papel de seda preto, ou em um saco de plástico, permanecerão com brilho por mais tempo.
2) Para recuperar o brilho do faqueiro de prata guardado por muito tempo: Mergulhe os talheres por dez minutos numa solução de 01 litro de água fervente, 01 colher de sopa de sabão em pó e 02 colheres de amônia. Depois, lave-os na torneira em água quente e, em seguida, em água fria.

COMO CONSERVAR SEUS ESPELHOS

Para os espelhos amarelados, sem brilho e com manchas existem maneiras de reparar esses estragos. Registre:
1. Quando os espelhos estiverem muito embaçados, passe, um pedaço de jornal amassado embebido em álcool. A seguir, finalize a limpeza com outro jornal seco.
2. Para tirar manchas de tinta, tente aplicar, com um pedaço de pano, um pouco de vinagre aquecido.
3. Para reavivar o reflexo do espelho passe vinagre misturado com água, em partes iguais, e enxugue com flanela.
4. Evite deixar qualquer tipo de espelho exposto ao sol. A luz e o calor prejudicam, tornando-os turvos e escuros, com manchas irremovíveis.

IMPORTANTE

Antes de utilizar o método sugerido, SEMPRE o faça em uma pequena parte do objeto, observando o resultado, somente se ficar bom, então o aplique nas partes necessárias dpeça.



Espero que tenha sido Util esta dica .

Kisses : Laura

EM BREVE POST NOVO 


0 comentários:

Translate

Quem somos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Search